Saber

Aus√™ncia em consultas e exames prejudica o trabalho da Secretaria de Sa√ļde de Jardin√≥polis

Por Redação Quilombo Mais em 16/07/2021 às 19:55:39

É de conhecimento coletivo de que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante, constitucionalmente, o direito de atendimento a todos os cidad√£os brasileiros. Hoje, vamos discutir um ponto importante na constru√ß√£o de uma política de saúde pública eficiente e solidificada. O questionamento que nos v√™m em mente é saber qual o nível de responsabilidade da popula√ß√£o, (o seu nível) quanto a presen√ßa nos agendamentos feitos pelos profissionais da Unidade B√°sica de Saúde (UBS) nas consultas e nos exames?

A equipe da UBS de Jardinópolis constata, categoricamente, um nível de descaso de parte da popula√ß√£o diante dos atendimentos ofertados pela saúde público do nosso município. S√£o faltas a consultas e a exames sem justificativas, s√£o solicita√ß√Ķes de reagendamentos de consultas em cima da hora e sem um argumento aceit√°vel.

Com essa realidade, observamos o aumento no número de pacientes aguardando por algum atendimento. É importante ressaltar que h√° efici√™ncia na busca pelo agendamento e a solu√ß√£o da demanda apresentada pelo paciente. Porém, est√° havendo neglig√™ncia de alguns pacientes. Ao n√£o ir em uma consulta ou exame agendado, tira-se a vaga de uma outra pessoa ou atrasa-se o atendimento.

Tal realidade sobrecarrega o sistema de saúde e os profissionais envolvidos em ajudar as pessoas. Conclamamos o compromisso e a responsabilidade de todas as pessoas de Jardinópolis que buscam o atendimento da equipe da UBS. A sua boa condi√ß√£o de saúde n√£o depende somente dos profissionais da UBS, mas também de voc√™ mesmo.

Para finalizar, gostaríamos de dizer que se voc√™ tem uma consulta agendada, compare√ßa. Seja ela com profissionais do município (fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, dentista) ou consultas e exames agendados em Centros Clínicos e Hospitalares da regi√£o.

O Sistema Único de Saúde funciona com efici√™ncia quando tem o comprometimento dos gestores, profissionais e dos pacientes também.

Contamos com a sua colaboração.

Assina este Artigo: Gestores e equipe de profissionais da Secretaria de Saúde de Jardinópolis.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Comunicar erro
MVA

Coment√°rios

nespolo 3