Saber

Município de Formosa do Sul é sede de capacitação em apicultura

Por Redação Quilombo Mais em 16/07/2021 às 19:50:36

Na última ter√ßa-feira (13) Formosa do Sul foi sede de uma capacita√ß√£o em apicultura. A capacita√ß√£o foi organizada pela EPAGRI, FAASC - Federa√ß√£o das Associa√ß√Ķes de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina e pela AAMQ - Associa√ß√£o de Apicultores e Meliponicultores de Quilombo.

Participaram da capacita√ß√£o técnicos da Epagri, Senar e Sebrae que atendem propriedades que desenvolvem a apicultura na regi√£o. O objetivo da capacita√ß√£o é de mostrar as estruturas que j√° operam na regi√£o e nivelar o conhecimento entre os técnicos.

A capacita√ß√£o foi conduzida pelo instrutor de cursos Luiz Celso Stefaniaki do SENAR e contou com visitas técnicas a Casa do Mel de Quilombo e a estrutura do api√°rio Oeste Princesas Apis de cria√ß√£o de abelhas rainhas, pela manh√£. A tarde a capacita√ß√£o foi teórica abordando temas como manejos apropriados ao inverno, técnicas de alimenta√ß√£o além de encaminhamentos do Kit Apicultura que é um programa do Governo Estadual de incentivo a apicultura.

Para o presidente da FAASC, Ivanir Cella, a capacita√ß√£o dos técnicos visa assist√™ncia técnica na apicultura. "Essa capacita√ß√£o é um nivelamento de informa√ß√Ķes entre os técnicos que v√£o levar estas informa√ß√Ķes de qualidade aos produtores de Formosa do Sul e todo o oeste catarinense para melhor desenvolver a atividade da apicultura no estado", afirma Cella.

De acordo com o engenheiro agrônomo, Vilmar Franzen, extensionista rural do escritório municipal da Epagri em Formosa do Sul, esta foi a primeira etapa da capacita√ß√£o. "J√° agendamos para o dia tr√™s de setembro reunir novamente a equipe técnica para discutir assuntos pertinentes à época do ano, quando a safra j√° vai ter iniciado e os enxames v√£o estar em crescimento e com isso vai ser possível treinar os técnicos que atende os agricultores nas propriedades", destaca.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comunicar erro
MVA

Coment√°rios

nespolo 3