Saber

Conservação de Solos é foco de curso para técnicos do Senar/SC no Planalto Norte

Por Redação Quilombo Mais em 08/07/2021 às 18:34:45

Os técnicos que atuam no Programa de Assist√™ncia Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Corte e de Leite e Ovinocultura de Corte no planalto norte participaram, nesta semana, do Curso de Conserva√ß√£o de Solos em Campo Alegre. A iniciativa foi do Servi√ßo Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órg√£o vinculado à Federa√ß√£o da Agricultura e Pecu√°ria do Estado (Faesc), com o objetivo de prepar√°-los para dar suporte ao produtor no manejo de solos, bem como na implanta√ß√£o e manejo de pastagens, entre outros aspectos que visem os melhores resultados nas propriedades.

O curso reuniu os veterin√°rios que atuam como técnicos de campo nos munic√≠pios de Mafra, Rio Negrinho, S√£o Bento do Sul, Campo Alegre e Joinville. Também estiveram presentes a supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss, e a supervisora técnica da entidade, Taiane Plautz.

Essa foi a segunda turma do curso que oportunizou capacitar 100% dos veterin√°rios prestadores de servi√ßo de técnico de campo do programa de assist√™ncia técnica e gerencial Ateg da regional. No m√™s passado ocorreu capacita√ß√£o em Major Vieira com técnicos dos munic√≠pios de Itaiópolis, Papanduva, Major Vieira, Canoinhas, Irineópolis, Porto Uni√£o e Monte Castelo.

Os cursos, com aulas teóricas e pr√°ticas, foram ministrados pela prestadora de servi√ßos engenheira especialista na √°rea de manejo de solos, Bianca Simon, e oportunizaram complementar e aperfei√ßoar os conhecimentos dos veterin√°rios na √°rea de solos junto aos produtores atendidos por eles. Foram apresentadas técnicas atuais de conserva√ß√£o do solo para que o grupo trabalhe de forma alinhada na orienta√ß√£o ao produtor, visando aumentar a competitividade dos estabelecimentos rurais e adotar medidas para o equil√≠brio ecológico. Entre os destaques estiveram temas como: educa√ß√£o ambiental; forma√ß√£o do solo; eros√£o do solo; uso e planejamento da terra; plantas de cobertura de solo e seu manejo, cuidados com o meio ambiente; entre outros.

"O Senar/SC est√° capacitando seus técnicos de campo em √°reas espec√≠ficas das demandas existentes nas propriedades para que possam ter uma ferramenta a mais para oferecer o suporte adequado aos produtores rurais", observou Carine.

ATEG BOVINOCULTURA DE CORTE

A coordenadora estadual da ATeG em Santa Catarina, Paula Ara√ļjo Dias Coimbra Nunes, explica que o programa, realizado no Estado todo, permite oferecer assist√™ncia em gest√£o da propriedade com apresenta√ß√£o de técnicas eficientes de produ√ß√£o. "Nossos técnicos acompanham, mensalmente, as atividades das propriedades rurais com o suporte dos supervisores regionais e supervisores técnicos. Portanto, mant√™-los capacitados e atualizados é fundamental para que o trabalho continue sendo desenvolvido com excel√™ncia nas propriedades do Estado".

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, e o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, refor√ßam que a capacita√ß√£o constante dos profissionais que atuam junto aos produtores é uma das prioridades do Senar/SC. Segundo eles, os resultados v√™m se destacando, cada vez mais, justamente porque a entidade conta com equipes técnicas preparadas para auxiliar os produtores com solu√ß√Ķes eficazes que visam os melhores resultados nas propriedades.

Fonte: Chapecó Mais

Comunicar erro
MVA

Coment√°rios

nespolo 3