Saber

Vacina√ß√£o de combate a Covid avan√ßa para o p√ļblico dos 40 a 44 anos de idade

Por Redação Quilombo Mais em 01/07/2021 às 19:05:15

A Secretaria de Saúde de Jardinópolis autorizou, nesta quinta-feira (1¬ļ), a vacina√ß√£o para o público de 40 a 44 anos. A medida é necess√°ria para ampliar o número de vacinados e aproveitar as doses disponíveis na Unidade B√°sica de Saúde (UBS), com mais agilidade na aplica√ß√£o. Hoje, est√£o disponíveis 38 doses, à tarde chegam mais 62 doses.

Conforme dados da Sala de Vacina√ß√£o da UBS, a faixa-et√°ria de 45 a 59 anos conta com 458 pessoas, desse total, foram vacinados 354, equivalente a 77,3% desse público-alvo. O grupo com maior abrang√™ncia de vacinados é de 55 a 59 anos, do total de 167, j√° receberam a primeira dose 151 pessoas, faltam 16, atingiu 90,4% até o momento.

Na faixa-et√°ria de 50 a 54 anos, a UBS tem cadastrado 173 usu√°rios. Foi aplicada a vacina da Covid para 129 pessoas, o alcance é de 74,6%, restam 44 pacientes. O público com menor percentual de vacinados é de 45 a 49 anos, 62,7% receberam a primeira dose, ou seja, 74 pessoas, de um total de 118, faltam receber a vacina 44 usu√°rios da UBS.

Conforme a respons√°vel pelo Sala de Vacina√ß√£o técnica de enfermagem Juliane G√ľntzel, é constatada baixa procura pela vacina da Covid. "Na segunda-feira à tarde, dia 28 de junho, recebemos 64 doses. Até hoje quinta-feira de manh√£, havia 40 doses, e hoje à tarde vamos contar com mais 62, s√£o para aplica√ß√£o da primeira dose", explica.

A profissional pede mais responsabilidade e agilidade das pessoas em ir até a UBS para receber a primeira dose. "O caminho mais r√°pido para voltarmos a normalidade de nossas vidas é pelo processo de vacina√ß√£o, ent√£o, quanto antes as pessoas receberem a vacina melhor para todos. A gente n√£o quer que fiquem armazenadas doses na Unidade, nosso objetivo é aplicar o quanto antes, para isso, as pessoas que se encaixam nos grupos ou faixas-et√°rias devem ir até a UBS", ressalta.

A orienta√ß√£o do Ministério da Saúde é para que seja ampliada a vacina√ß√£o para uma faixa-et√°ria menor, quando atinge o mínimo de 75% das pessoas vacinadas. O secret√°rio de saúde de Jardinópolis, Darci Pansera, constata que no grupo de 45 a 49 anos, esse percentual, hoje, é de 63%.

"Decidimos avan√ßar para o grupo dos 40 a 44 anos, porque est√° tendo uma baixa procura. Pedimos para que as pessoas v√£o à UBS para receber as doses. O importante n√£o é ter quantidade de doses em estoque na Sala de Vacina√ß√£o, o importante é ter número pessoas vacinadas", salienta ao fazer um clamor para os usu√°rios irem até a UBS para receber a primeira dose.

As pessoas que ainda n√£o receberam a primeira dose e se encaixam em um dos grupos, j√° autorizados, devem ir até a UBS. Com rela√ß√£o a segunda dose, a equipe da Unidade faz contato os usu√°rios lembrando do dia que deve receber a vacina.

Crédito do texto: Jornalista Idiomar Tessaro Imagem: Divulga√ß√£o


Fonte: Assessoria de Comunicação

Comunicar erro
MVA

Coment√°rios

nespolo 3