Saber

Semana do Cooperativismo Catarinense inicia com palestra sobre inovação

Por Redação Quilombo Mais em 29/06/2021 às 17:18:10

Em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado neste sábado (03/07), iniciou na segunda-feira (28/06) a Semana do Cooperativismo Catarinense. O evento inédito para o setor no Estado é uma realização da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC). A primeira palestra on-line foi ministrada pelo professor Pedro Waengertner, da ESPM, com a temática "Criando o futuro: como as cooperativas podem usar a inovação para atingir novos patamares".

Na abertura do evento, o presidente do Sistema OCESC, Luiz Vicente Suzin, deu as boas-vindas aos participantes e mencionou a satisfação da entidade em promover uma semana totalmente voltada ao cooperativismo, especialmente no ano em que a OCESC comemora seus 50 anos de existência e de defesa dos interesses das cooperativas. "Estamos honrados em trazer nomes tão importantes e reconhecidos nacionalmente para temas relevantes do modelo cooperativista. Essa semana proporciona um amplo debate para desenvolvermos ainda mais a cooperação em nosso Estado" destacou.

Empreendedor com grande bagagem de marketing e vendas, co-fundador de diversas empresas Pedro abordou a temática da inovação através de dois vieses: ser e parecer inovador. Ele iniciou levantando o questionamento sobre o motivo de as corporações estarem reduzindo o seu ciclo de vida mesmo investindo em inovação. Barreiras de entrada, capacidade para escalar e revoluções simultâneas são os principais motivos elencados pelo palestrante.

O foco, segundo Pedro, e que se aplica muito às cooperativas, é saber quem são os principais concorrentes, além de reconhecer qual problema que o cliente deseja resolver ao buscar o serviço. "Não é só por meio da tecnologia que se aplica a inovação, a tecnologia é o meio. Temos que lembrar que, em algum lugar, alguém está olhando para os nossos clientes. E, geralmente, são empresas que a gente nem imagina, que possuem outras visões de mercado", salientou.

"E como responder a tudo isso?" questionou Pedro. Para ele, a frase do famoso programador Alan Kay, resume a resposta: "A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo". Concluiu ao afirmar que é, exatamente, esse o momento vivido pelo mercado de trabalho, visto o dinamismo e a velocidade com que as transformações acontecem. "Tudo muda, mas o que temos certeza é que o cliente está sempre lá e ele tem problemas que eu posso resolver", finalizou.

PROGRAMAÇÃO

A Semana do Cooperativismo Catarinense segue até esta sexta-feira (02/07). Ainda é possível se inscrever para acompanhar as palestras pelo site https://semanacoopcatarinense.com.br/.

HOJE 29/06

- Tendências do agronegócio no mercado interno: proteína animal e cereais, com o economista José Mendonça de Barros, às 16 horas.

30/06 (quarta-feira)

- Inovação inteligente, maximizando a experiência dos cooperados e clientes, com a professora e consultora do ISAE, Paula Abbas, às 16 horas.

01/07 (quinta-feira)

- Perspectivas para as cooperativas de crédito no campo regulatório e na prática, com o Diretor de Regulação do Banco Central do Brasil, Otavio Damaso, às 16 horas.

02/07 (sexta-feira)

- O futuro do cooperativismo: como alavancar resultados, com o palestrante Arthur Igreja, às 16 horas.

- LIVE de encerramento/aberta ao público O papel da mulher no cooperativismo, na sociedade e no mercado de trabalho, com o historiador Leandro Karnal, às 19h30, no canal da OCESC e SESCOOP/SC https://www.youtube.com/watch?v=jC_dNGh3sMU.

Texto: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC

Fonte: Chapecó Mais

Comunicar erro
MVA

Comentários

nespolo 3